O ato da leitura é essencial para quem procura crescimento intelectual ou, simplesmente, um hábito saudável para o corpo e para a mente. Leitura nunca é demais. Não creio que a expressão “leitura em excesso faz mal” exista.
A diversidade de leituras é infinita. Há temas para todos os gostos: romance, policial, mistério, ficção, culinária, esportes, flora, fauna, auto-ajuda, línguas, política, jardinagem, comédia, poesia etc. E para quem tem como objetivo uma aprovação no vestibular ou outros concursos quaisquer, a literatura é vital!
O Ramos do Saber tem como foco principal ajudar os estudantes e amantes da Língua Portuguesa a sanar suas dúvidas em relação à gramática, mas não temos como aprender o nosso idioma sem a literatura, seja brasileira ou portuguesa.
Seguem, abaixo, algumas sugestões de leitura de obras brasileiras e portuguesas.
Sugestões de Leitura
Machado de Assis – Uma leitura transformadora
Mais uma vez um dos nossos maiores ícones da literatura brasileira de todos os tempos. Suas obras retratam o lado sócio-econômico da sociedade carioca (na maior parte de sua obra), de uma forma singular. Suas análises e reflexões em relação ao governo do Brasil, na época, mostravam sua preocupação em relação ao caminho que o país seguia. Como jornalista, escreveu muitos artigos sobre as questões políticas e, muitas vezes, de uma forma irônica. Sugestões:
O Alienista
Contos Fluminenses
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Outra obra que poderia fazer parte dessa lista de sugestões de leitura é Dom Casmurro. Você pode ler a resenha crítica em nosso blog. Clique aqui.
Ariano Suassuna
Professor, dramaturgo e romancista, Ariano Suassuna foi autor de várias peças de teatro. Sua formação acadêmica também se estende na área de Direito e Filosofia e foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, em 1989. Sua obra Auto da Compadecida foi um marco na história do teatro brasileiro. A peça foi encenada em vários países e também adaptada para o cinema e para a televisão.
Eis um escritor que sempre valorizou a língua portuguesa e com orgulho comentava sua importância: “A língua portuguesa é meu instrumento de trabalho”. Foi o idealizador do Movimento Armorial com o intuito de “realizar uma arte erudita brasileira a partir das raízes populares da nossa cultura.”
Auto da Compadecida
O Santo e a Porca
A leitura inovadora de Guimarães Rosa
Com obras adaptadas também para o cinema, João Guimarães Rosa é uma das principais expressões de cunho regionalista da literatura brasileira. Um aspecto que chama atenção é a linguagem inusitada do autor, preocupado em não se desviar da linguagem própria do sertanejo.
Sugestões:
Grande Sertão Veredas
Rosa Tutameia
Jorge Amado
O drama dos retirantes, o coronelismo, o cangaço e a luta pelas terras são temas constantes na obra de Jorge Amado, assim como os problemas sociais dos subúrbios e pequenas cidades. Dentre suas obras, destaca-se A morte e a morte de Quincas Berro D’Água, publicada, originalmente, na revista Senhor, em 1959. Obra que paira o fantástico e que mostra um lado inusitado da sociedade baiana.
Sugestões:
A Morte e a Morte de Quincas Berro D’água
Gabriela Cravo e Canela
Leia, também:
A leitura romântica em Vinicius de Moraes
Eis uma das figuras mais intelectuais de nossa literatura e representante da segunda geração do Modernismo. Poeta, músico, cronista, jornalista, diplomata e crítico de cinema, formado em Letras e em Direito. Foi um dos fundadores do movimento musical Bossa Nova. Leitura obrigatória para quem aprecia a arte da poesia, do amor e suas consequências. Sua obra voltada ao público infantil também é digna de nota. Pesquise!
Sugestões:
Antologia Poética
Livro de Sonetos
Eça de Queirós
Eça de Queirós é o nosso primeiro representante da literatura portuguesa. Escritor e diplomata português, foi autor de renomadas obras como Os Maias, O crime do Padre Amaro e O primo Basílio, adaptado para a televisão. Eça de Queirós é o principal representante do Realismo português, portanto sua obra traz como características a crítica à sociedade burguesa, a temática do adultério, a objetividade, o antirromantismo, entre outros.
Sugestões:
O Primo Basílio
O Crime do Padre Amaro
João Cabral de Melo Neto
Escritor e diplomata, foi consagrado pelas obras “O rio” e “Morte e vida severina”. Esta última mostra como a seca e os retirantes vivem num mundo sem dó, sem piedade. Suas obras retratam uma visão crítica e reflexiva da sociedade.
Sugestão:
Morte e vida severina
A leitura mágica de Lygia Fagundes Telles
A consagrada escritora brasileira retrata os conflitos da alma humana de uma forma sensível , reflexiva – um verdadeiro resgate no interior dos seus personagens e por que não dizer do próprio leitor. Seus desfechos surpreendentes, em suas obras, fascinam o leitor de uma forma sem igual.
Sugestões:
Os Contos
Antes do Baile Verde
Carlos Drummond de Andrade
Representante da segunda geração modernista, Carlos Drummond de Andrade é leitura obrigatória e apaixonante. Com a sua morte na década de 80, o mundo perdeu a expressão máxima poética da língua portuguesa do século XX. Sempre se preocupou com as injustiças sociais e todos os aspectos que giram em torno da existência humana.
Sua vasta obra merece ser pesquisada devido a sua importância. Além de poeta, foi contista e cronista, mas o gênero em que mais teve destaque foi a poesia. Quem nunca ouviu falar em “No meio do caminho tinha uma pedra/ Tinha uma pedra no meio do caminho” ou “E agora, José?”
Sugestões:
Alguma Poesia
Sentimento do mundo
As obras acima citadas são apenas sugestões de leitura. Cada escritor(a) mencionado(a) possui uma vasta obra a ser apreciada.
Esperamos que faça bom uso do artigo e, se desejar, deixe seu comentário. Aguardem novas postagens.
Crédito de imagens
Capa: Foto de Nitin Arya