Redação no ENEM

Redação no Enem? Não importa o curso que você deseja. O objetivo é alcançar a maior nota possível na dissertação do Enem. 

Vamos ver pontos importantes e dicas para obter uma boa nota em sua redação. Vamos lá?

A dissertação da redação do Enem

A proposta de redação do Enem abarca uma série de exigências que são muito importantes para que você não corra o risco de zerar a sua nota ou perder muitos pontos por falta de atenção.

cinco competências avaliadas na correção do texto. Veja uma síntese sobre elas no mapa mental abaixo:

As 5 competências consideradas para avaliação na Redação no ENEM.

As 5 competências na redação do Enem

Competência 1

A competência 1 exige que o candidato tenha domínio da linguagem formal para apresentar seus argumentos e aprofundá-los. Portanto, as regras gramaticais como ortografia, pontuação, regências, concordâncias, uso de elementos conectores etc. são muito importantes.

 Consulte nossos artigos para melhorar seu domínio da linguagem formal. Clique no botão abaixo.


Competência 2

A competência 2 abarca a estrutura do texto dissertativo-argumentativo com introdução, desenvolvimento dos argumentos e conclusão. Aqui o importante é apresentar uma gama de conhecimento como fatos históricos, referências, exemplificações, causas e consequências e citações. 

Nessa competência, a leitura faz a diferença para estar por dentro de assuntos sociais e políticos e, de preferência, nacionais; embora fatos internacionais também possam ser usados.


Competência 3

A competência 3 baseia-se na progressão dos argumentos da proposta apresentada com lógica e coerência.

Pesquise redações que receberam nota alta pelos corretores do Enem para você mesmo fazer uma análise de como os textos foram desenvolvidos.

Mais uma vez, ter bons conhecimentos sociais e políticos é interessante. 


Competência 4

A competência 4 refere-se à linguística, ou seja , um bom conhecimento sobre a coesão de ideias.

As conjunções e outros elementos conectores são imprescindíveis para um texto argumentativo-dissertativo ter um bom andamento às ideias do texto. Por isso, estude, treine o uso das conjunções, locuções conjuntivas, preposições, advérbios etc.

Uma dica é você se familiarizar com os conectivos e aproveitá-los ao máximo. Repetir os conectores, ao longo do texto, não é de bom tom para os corretores.

O estudo das orações coordenadas e subordinadas é bastante interessante. Com certeza irá lhe ajudar a demonstrar vasto conhecimento do assunto e ter coesão em seu texto. Não deixe de ler nossos artigos.


Competência 5

A competência 5 é o diferencial de outros concursos. O importante é você não desrespeitar os direitos humanos e apresentar uma proposta de intervenção que mostre um caminho para a solução do problema ou sua amenização.

Não só o caminho para o fim do problema deve constar em seu texto, mas todo o processo: ação, agente, meio, detalhamento das ideias e a  finalização.

Vale a ideia de analisar redações nota 1000 e treinar o máximo possível. Trocar ideias, argumentos e posicionamentos com outros colegas também é interessante. 

Ler e estar sempre informado das notícias, assistir a telejornais, filmes e até desenhos pode ser prazeroso e útil ao mesmo tempo. Cada vez mais a indústria cinematográfica vem inovando e levando temas ao público para uma reflexão.

Quanto mais se adquire o hábito da leitura e obtém informações, mais argumentos, exemplificações e referências você terá em suas mãos para utilizar em seus textos.

Cartilha da Redação do Enem

A cartilha do participante para o Enem traz uma série de informações e apresenta amostras comentadas de redações que receberam nota alta no último concurso (2024). É interessante ler a cartilha para estar mais atento às dicas do Inep (inep)

(Acesse o link para maiores informações sobre a Cartilha do Participante: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/enem/enem-2025-cartilha-da-redacao-esta-disponivel)

Não fuja do tema!

Seja na redação do Enem, em outro vestibular ou qualquer concurso que tenha a obrigatoriedade de uma produção textual, fugir do tema é eliminação.  

Segundo o Inep em relação ao Enem, entre os critérios que conferem nota zero, estão fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.”

Você pode baixar, no site do Inep, as dicas para não fugir ao tema, nem tangenciá-lo na Cartilha de Redação do Enem 2025.

Não adianta fazer bico! Na redação do ENEM, se você fugir do tema é eliminação!

Foto de Andrea Piacquadio

Repertório de bolso

Muitos candidatos recorrem a repertórios de bolso (repertório sócio-cultural que pode se encaixar em qualquer tema) ou a repertórios-curinga para fundamentar seus argumentos. 

É uma prática que se deve ter cuidado, pois muitos escritores, filósofos, obras literárias (como a Utopia, por exemplo, de Thomas More) e até artigos da Constituição já foram tão exaustivamente explorados que muitos corretores tendem a descontar tal linha de ação.

São repertórios decorados, memorizados, prontos para se encaixar em qualquer tema que aparecer na hora da prova. Tal prática acaba por deixar sua argumentação empobrecida, sem fundamento. 

Alguns candidatos podem achar que isso é uma ótima carta na manga, mas os corretores podem identificar tal prática como a “mesmice de sempre”. Fuja desses repertórios.

Qual a parte da redação do ENEM mais difícil? Devo fazer logo no início da prova ou no final?

A Redação do ENEM é sempre uma boa oportundade de garantir uma nota alta, desde que você se prepare adequadamente.

É uma questão difícil de responder porque cada um tem uma linha de raciocínio e de ação. O que se tem que tomar cuidado é com o tempo para responder a todas as 90 questões da prova e ainda elaborar sua redação (rascunho+definitivo). 

Não é novidade para ninguém que muitos candidatos se enrolam na redação e depois sai marcando, loucamente, as respostas das 90 questões no cartão sem muito tempo para pensar em nada ou acabam deixando muitas em branco.

Segundo a estudante I.S.R.G.(25), moradora do DF, uma boa estratégia é ler somente a proposta da redação primeiro e partir para as demais questões. Diz ela:

”Conforme vou respondendo às questões, muitas informações vão aparecendo  no decorrer da prova. Assim, vou montando meu mapa mental com as ideias que as questões me dão e que remetem ao tema e, ao final, já tenho um caminho a seguir. No começo, nossa cabeça ainda está fresca e pensamos melhor.”

A estudante I.S.R.G. ainda lembra que uma boa caneta fina é interessante. Caneta grossa deixa a redação com péssima estética e “se você errar, fica feio.” 

A importância dos elementos conectores

Não há como elaborar um texto com boa fluidez, com coesão e coerência sem o uso dos conectores.

Advérbios, conjunções, locuções conjuntivas, algumas palavras invariáveis e até pronomes podem exercer esse papel entre as orações, os períodos e os parágrafos. 

O estudo do período composto traz as conjunções e locuções conjuntivas para o seu texto fazer sentido ao leitor; no caso, o corretor de seu texto. Sem eles, a lógica de seus argumentos pode ser afetada.

 Clique no botão abaixo para rever o estudo do período composto.

Dicas e lembretes

1. Procure descansar a mente e o corpo um dia antes da realização do exame para não ficar muito cansado(a) na hora da prova e não alcançar o objetivo.
2. Leve um pequeno lanche (barrinha de cereal ou  chocolate e água) para repor as energias. Não se esqueça de que são 90 questões mais a redação num tempo de cinco horas e trinta minutos.
3. Não caia na cilada de deixar o celular ligado. Se tocar, só no próximo ano para você! Coloque no modo avião, deixe o aparelho com fone, retire a bateria, se possível e, ainda por cima, desligue-o. Todo cuidado é pouco.
4. Leve um estoque de canetas apropriadas (caneta esferográfica preta de tubo transparente) para preencher o cartão-resposta e a folha de redação. Opte por uma caneta de ponta fina para deixar a redação mais apresentável. A estética conta ponto.
5. Em sua redação, evite repetir as mesmas conjunções e outros tipos de conectores. Isso demonstra uma grande pobreza vocabular. As conjunções mas e porém, por exemplo, já estão cansadas de serem usadas, coitadas!

Não deixe de conferir em nosso site:

6. Ao separar as palavras no fim da linha, em seu texto, observe o espaço que ainda há. Quanto mais palavras sem separação silábica houver, melhor. A estética agradece e você não corre o risco de ainda separar o vocábulo de forma inadequada. 
7. Caso você cometa um erro, deve passar apenas um risco e reescrever a palavra adiante. Não escreva acima da rasura. De preferência, não rasure!
8. Tem dúvida quanto à grafia da palavra? Esqueça-se dela. Use um termo que você tem certeza de que está certo. Ter um bom domínio de vocabulário e de sinônimos vale ouro nessas horas de sufoco. Mas cuidado: saiba escolher a palavra sinônima com atenção para não passar o recado errado.
9. Atente-se para as informações do MEC (mec) em relação ao Enem. Durante todo o ano, antes do exame das provas, o Ministério revela possíveis temas. Fique de olho nas Atualidades! 
10. Adquira o hábito da leitura. Esse tipo de hábito só faz bem ao leitor, pois amplia seus conhecimentos, traz outras perspectivas de análise crítica, ajuda nas exemplificações em seus argumentos e faz bem para a mente. Se não vale para uma boa elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, vale para a vida, o corpo e a alma!

Agradecemos por ter ficado conosco até aqui. Esperamos ter ajudado você a ampliar seus conhecimentos em relação ao Enem e boa sorte!

Autora:

Ana Paula Ramos

Professora

A autora é licenciada em Letras pela Faculdade Niteroiense de Educação, Letras e Turismo (RJ) e pós-graduada em Língua Portuguesa pela mesma faculdade. Ministrou, durante 27 anos, aulas de Gramática e Redação nos ensinos fundamental e médio em Brasília-DF.


Referências bibliográficas:

1. MIRANDA, Cláudia; JÚNIOR, Edson Munck. Leitura e produção de texto. São Paulo: Editora do Brasil, 2017. 

2. ILHÉU, Thaís . Guia Enem 2025-2026. SP: Abril, 2025. 

3.www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/enem/enem-2025


Leia, também:

Exercícios de Redação I

Escrever uma boa redação também exige estudo e treino. Neste post, você vai encontrar uma…
Ler mais

Redação no ENEM

A redação do ENEM é uma etapa essencial que precisa ser dominada para você conquistar…
Ler mais

Deixe um comentário