Olá! Seja bem-vindo(a) ao nosso site! Vamos continuar com as nossas aulas sobre concordância nominal? Na aula anterior, vimos os casos mais simples. Para rever, clique aqui .
Hoje, a meta é aprender ou recordar outros casos dignos de atenção sobre a concordância nominal.
Para esquentar, leia a frase abaixo e responda às perguntas.
Paredes e acessórios claros deixam o ambiente mais agradável aos olhos.
- A palavra claros concorda, gramaticalmente, só com o termo acessórios?
- Somente os acessórios são claros?
- Como o termo Paredes está distante do adjetivo claro, e em outro gênero, entende-se que as paredes não são claras. Está certa essa afirmação?
Vamos às respostas!
- Sim. A palavra claros (masculino e plural) concorda gramaticalmente, com o termo acessórios (masculino e plural).
- Não. Como o adjetivo claros vem depois dos dois substantivos (paredes e acessórios), a qualidade vale para ambos os termos. Tanto as paredes como os acessórios são claros.
- Não. A distância não interfere. Quando houver diferença entre os gêneros dos substantivos, prevalece o masculino, mas o sentido é válido para os dois substantivos, portanto as paredes também são claras.
No exemplo acima, nota-se que a posição do adjetivo foi fundamental para uma boa concordância e com a ideia que se deseja passar ao leitor.
Como as posições variam, o sentido também pode mudar, dependendo do caso. Por isso é importante a compreensão das regras da concordância nominal nesta aula.
Para não ficarmos em dúvida sobre alguns casos, vale relembrar conceitos vitais para entender a concordância nominal.
Conceitos
Substantivo: é toda palavra que nomeia seres, objetos, lugares, sentimentos, ações, acontecimentos etc.
Adjetivo: é a palavra que se refere ao substantivo dando-lhe características, qualidades ou estado dos seres.
Adjetivo anteposto ao substantivo: adjetivo antes do substantivo.
Adjetivo posposto ao substantivo: adjetivo após o substantivo.
Predicativo do sujeito: termo que se refere ao sujeito por meio de um verbo de ligação: ser, estar, parecer,continuar etc.
Predicativo do objeto: termo da oração que atribui uma qualidade ao objeto.
Adjunto adnominal: termo que se refere a um substantivo para (in)determiná-lo ou caracterizá-lo.
Conceitos relembrados? Então vamos ao trabalho!
Caso 1
Adjetivo (como adjunto adnominal) anteposto aos substantivos
Quando o adjetivo vier antes de dois ou mais substantivos, ele deve concordar com o mais próximo. Veja:
Sentia dolorido o coração e a alma.
Sentia dolorida a alma e o coração.
Caso 2
Adjetivo posposto aos substantivos
Neste caso, há mais de uma forma de concordância:
a) O adjetivo pode concordar com o substantivo mais próximo.
Havia um homem e uma mulher ferida em frente àquela loja.
b) O adjetivo vai para o plural concordando com os substantivos( de mesmo gênero).
Abacateiros e limoeiros floridos enfeitavam a frente da casa.
Obs. Caso sejam os substantivos de gêneros diferentes, a concordância ficará no plural/masculino:
O cinto e a calça pretos combinam melhor com essa camisa.
A caneta e o papel importados estão na gaveta.
Obs. Se o adjetivo for característica de apenas um dos substantivos, preste atenção na concordância:
Comeu macarronada e uva madura. (Somente a uva é madura, portanto não haverá concordância no plural, já que não existe macarronada madura)
Caso 3
Adjetivo posposto aos substantivos na função de predicativo do sujeito
Neste caso, o plural é obrigatório. Se os substantivos forem de gêneros diferentes, prevalece o masculino plural:
A meditação e a leitura são ótimas formas de relaxamento.
O pai e a mãe ficaram chocados.
Caso 4
Adjetivo anteposto aos substantivos na função de predicativo do sujeito
Aqui há duas maneiras de concordância: o adjetivo vai para o plural ou concorda com o substantivo mais próximo.
Satisfeitos, o professor e a aluna comemoraram o desempenho da escola.
Satisfeito, o professor e a aluna comemoraram o desempenho da escola.
Desconfiados, a atleta e o técnico pediram replay do jogo.
Desconfiada, a atleta e o técnico pediram replay do jogo.
Caso 5
Adjetivo posposto aos substantivos na função de predicativo do objeto
Aqui a regra é bem semelhante ao caso 3 acima.
Quando o objeto apresenta dois núcleos e de gêneros diferentes, o adjetivo fica no masculino/plural. Se forem do mesmo gênero, a flexão é normal:
Encontraram o rapaz e a moça exaustos da caminhada.
Consideraram o projeto e a emenda inadequados à realidade da cidade.
Julgou a diretora e a pesquisadora aptas para o trabalho.
Caso 6
Adjetivo anteposto aos substantivos na função de predicativo do objeto
O adjetivo pode concordar com o mais próximo ou com todos. Não se esqueça da regra da prevalência: gêneros diferentes levam o adjetivo para o masculino/plural.
A comissão julgou apta a diretora e a pesquisadora.
A comissão julgou aptas a diretora e a pesquisadora.
A comissão julgou aptos a diretora e o pesquisador.
E aí? Dão um pouquinho de trabalho esses casos de concordância, não é? Vamos para o último caso para trabalharmos nos exercícios. Você verá que é bem tranquilo.
Vamos pensar no contrário agora, ou seja, dois adjetivos para um substantivo. Leia:
Caso 7
Dois adjetivos para um substantivo
Quando se tem um substantivo para dois adjetivos, a dica é observar a presença ou não do artigo. Veja a diferença na concordância:
Estudou a língua alemã e a espanhola.
Estudou as línguas alemã e espanhola.
No primeiro exemplo, foram usados dois artigos, cada um para acompanhar o seu adjetivo.
Já no segundo exemplo, foi utilizado apenas um artigo, mas no plural para se referir aos dois adjetivos de uma vez só.
Fácil, não? Agora é hora de exercitar. Releia antes todo o conteúdo dessa aula para não se esquecer de nada.
Alguns exercícios abaixo podem ser referentes à aula de concordância nominal I e até de concordância verbal, visto que é a nossa última aula sobre o assunto, ok? Aproveite para relembrar os casos e não deixar passar nada. Bom trabalho!
Não se esqueça de dar sua opinião e deixar seu comentário para melhor atendê-lo(a), Ok?
Exercícios de concordância nominal
Exercício nº1
Complete as lacunas com as palavras indicadas entre parênteses, fazendo a concordância adequada.
a. Cansei de encontrar …… seu quarto e seu banheiro.(desarrumado)
b. Ela sempre teve …..coração e alma.(aberto)
c. Elas adoram vestidos e saias…. .(branco)
d. Considero álcool e refrigerante…..para o consumo.(impróprio)
e. Beberam suco e água…. .(gelado)
f. Encontramos seu pai e seu tio ………. com você. (preocupado)
g. Cerveja está ……. na festa.(proibido)
h. A cerveja está …… na festa.(proibido)
i. O diretor considerou ……. o acordo e a proposta.(inaceitável)
j. O pintor propôs à dona da casa salas e quarto….. .(azul)
k. O coordenador e a professora ficaram ………(assustado) com o ocorrido.
l. ………. as árvores seculares, os ambientalistas protestaram.(cortado)
m. Após horas de prova, o diretor da escola encontrou ……as alunas e os fiscais.(cansado)
n. Comeu verduras e legumes….. . (fresco)
Exercício nº2
Leia a notícia circulada no jornal abaixo.
Está claro que houve um erro de concordância da parte do jornal ao escrever o período em destaque. Como ficaria na linguagem padrão? Reescreva-o.
Exercício nº3
Leia a frase seguinte:
Preso, no aeroporto internacional, jovem suspeita de assalto em joalheria, com cerca de 2 milhões de reais em mercadorias.
Qual o erro de concordância cometido? Corrija.
Para os exercícios abaixo (4 a 12), use uma das seguintes opções:
A. Se apenas a I estiver correta.
B. Se apenas a II estiver correta.
C. Se apenas a III estiver correta.
D. Se todas estiverem corretas.
E. Se todas estiverem incorretas.
Exercício nº4
I. Comprei leite e banana maduras.
II. As frutas hoje custam muito caras.
III. Cautela é necessária sempre.
Exercício nº5
I. Adoro a literatura inglesa e a portuguesa.
II. Adoro as literaturas inglesa e portuguesa.
III. Adoro o estilo barroco e o moderno.
Exercício nº6
I. A porta estava meia aberta.
II. A porta estava meio aberta.
III. A porta e as janelas estavam meio aberta.
Exercício nº7
I. Ela sempre tem ideias e atitudes louváveis.
II. Ela sempre tem ideia e atitude louvável.
III. Ela sempre tem ideias louváveis e atitudes.
Exercício nº8
I. Já é meio-dia e meio.
II. Já é onze horas.
III. Já são doze horas.
Exercício nº9
I. Ansioso, pai e filha esperavam pelo resultado do concurso.
II. Ansiosas, pai e filhas esperavam pelo resultado do concurso.
III. Ansiosos, filha e tias esperavam pelo resultado do concurso.
Exercício nº10
I. Obrigada, disse o balconista à senhora.
II. Obrigado, disseram os encarregados.
III. Obrigado, disse a senhora ao balconista.
Exercício nº11
I. Estava com as mãos e o pé geladas.
II. Estava com as mãos e o pé gelado.
III. Estava com o pé e as mãos gelado.
Exercício nº12
I. Gastei bastantes dólares na viagem que fiz para os Estados Unidos.
II. Bastantes pedidos foram feitos naquele site da Amazon.
III. Gostaram bastante do novo filme baseado na obra de Agatha Christie
Exercício nº13
Observe o período abaixo:
Comprei carro e bicicleta importados da Itália.
- Se somente o carro fosse importado da Itália, como ficaria a escrita?
- E se fosse somente a bicicleta importada da Itália? Reescreva a frase.
- Reescreva a frase deixando o adjetivo importados anteposto aos dois substantivos e faça as concordâncias possíveis.
Gabarito
Exercício nº1
a. desarrumado(s)
b. aberto(s)
c. brancos(as)
d. impróprio(s)
e. gelados(a)
f. preocupados
g. proibido
h. proibida
i. inaceitável/inaceitáveis
j. azul/azuis
k. assustados
l. Cortadas
m. cansadas(os)
n. frescos
Exercício nº2
Redes sociais oferecem vantagens, mas trazem riscos.
Exercício nº3
Se a jovem é suspeita(feminino), o adjetivo deve ficar também no feminino: Presa, no aeroporto internacional, jovem suspeita de assalto em joalheria, com cerca de 2 milhões de reais em mercadorias.
Exercício nº4
Opção E
Exercício nº5
Opção D
Exercício nº6
Opção B
Exercício nº7
Opção D
Exercício nº8
Opção C
Exercício nº9
Opção A
Exercício nº10
Opção E
Exercício nº11
Opção B
Exercício nº12
Opção D
Exercício nº13
1. Comprei carro importado da Itália e bicicleta.
2. Comprei bicicleta importada da Itália e carro.
3. Comprei importado da Itália carro e bicicleta.
Comprei importada da Itália bicicleta e carro.
Bons estudos! A fim de acelerar sua aprendizagem de concordância nominal, deixo aqui a minha recomendação de leitura, Gramática comentada com interpretação de textos para concursos, de Adriana Figueiredo.
Autora: Ana Paula Ramos