Concordância Verbal I – Exercícios

 Exercícios para concordância verbal.

Observe o texto abaixo:

-Querido, eu sei que você tem problemas para dormir. A sua insônia perturba muito você, mas a maioria das pessoas contam carneirinhos

1. No trecho “A maioria das pessoas contam carneirinhos”, a frase está de acordo com a norma padrão? Justifique.
2. Se mudássemos a fala para  “Conta-se carneirinhos”, qual seria a inadequação gramatical de acordo com a norma padrão da língua.? Justifique.
3. (Uncisa- AL) Leia este texto:

A indústria da bebida investe para afastar menores do álcool

Um quarto dos pais brasileiros nunca conversou com os filhos sobre o consumo de bebidas alcoólicas com responsabilidade, segundo um levantamento da empresa de pesquisas Ipsos em onze países. Outros estudos expõem um aspecto ainda mais grave: os pais costumam ser responsáveis por incentivar os filhos a consumir álcool antes da maioridade.

Um estudo da Secretaria Nacional Antidrogas concluiu que quase metade dos adolescentes experimentou álcool pela primeira vez em casa, sob o olhar dos familiares.[…]

Ana Luiza Daltro. Veja, edição 2.344, n. 43. São Paulo:Abril,23 out. 2013

Ao iniciar o texto, a autora fez a seguinte escolha lexical: um sujeito formado de uma expressão partitiva seguida de um substantivo pluralizado.

Analise a concordância dessa estrutura frasal e assinale abaixo a opção considerada correta do ponto de vista da norma culta e à luz dos recursos morfossintáticos.

a) O verbo da estrutura frasal encontra-se no singular, concordando com o sujeito “o consumo de bebidas”.

b) A forma verbal não está de acordo com a norma padrão. Uma situação semelhante ocorre em: “[…quase metade dos adolescentes experimentou álcool pela primeira vez[…]”.

c) O verbo da oração deveria obrigatoriamente estar pluralizado, uma vez que o termo “pais” está no plural.

d) O plural da forma verbal, nesse contexto, é que é o correto, a fim de concordar com o substantivo núcleo do sujeito.

e) O verbo da estrutura frasal está no singular, concordando com a expressão partitiva, entretanto é admissível ficar também no plural, concordando com o substantivo pluralizado.

4. Leia o texto abaixo e explique quais os erros de concordância verbal existentes. 

Segundo especialistas, a técnica da jardinagem, como muitos já sabem, são ideais para os que buscam por relaxamento e bem estar. Esse contato com a natureza estimula o sistema imunológico, fornece senso de propósito, melhora e embeleza o ambiente, reduz o estresse e a ansiedade, entre outros benefícios. Existe, com certeza, dezenas de motivos para se encantar com esse hobby que, muitas vezes, pode ainda dar uma boa renda extra.

5. Segundo a norma culta de linguagem, há um erro de concordância verbal cometido na placa abaixo? Justifique
Tirinha mostrando o emprego errado da concordância verbal.
6. Há erro de concordância verbal em:

a) Fui eu quem fiz as provas do concurso da FGV.

b) Nas minhas terras, a dona sou eu.

c) No século passado, ainda faltava mulheres na política.

d) 30 % dos casos de violência doméstica não são investigados.

e) O planeta precisa de mais homens honestos.

7. (Puccamp-SP) A frase em que a concordância está correta é:

a) O grupo Ornitorrinco, em sua última montagem – aliás, excepcionalmente bem -, ilustram a tendência à mistura de linguagens, sobre a qual a crítica especializada tanto tem chamado a atenção.

b) O pessoal do “Fora do Sério”, grupo teatral de Ribeirão Preto, promove seu último espetáculo, e está dando de presente dez ingressos aos leitores de um jornal paulistano que primeiro entrarem em contato com a direção.

c) O último censo mostrou que a classe social menos privilegiada economicamente tiveram significativa piora na qualidade de vida nos dois últimos anos.

d) A criançada veio para conhecer a exposição de animais recém-chegados ao zoológico, mas acabaram por visitar todas as instalações.

e) A família urbana parece ter mudado, nos últimos tempos, seus hábitos de lazer, pois são vistos constantemente participando de passeios ciclísticos pela cidade ou de caminhadas por parques e regiões especialmente arborizadas.


Gabarito

Exercício nº 1

Sim. Em sujeito formado por expressões partitivas, pode-se concordar o verbo com essa expressão ou com o substantivo no plural: A maioria das pessoas contam/ conta…”.

Exercício nº 2

Em “Conta-se carneirinhos”, o sujeito é Carneirinhos (Carneirinhos são contados), portanto o verbo deve ficar no plural: Contam-se carneirinhos

Exercício nº 3

Opção e.   As formas aceitáveis são “ Um quarto dos pais conversou/conversaram”. O verbo pode concordar com a expressão partitiva ou com o substantivo no plural.

Comentários:

  • A opção a está incorreta porque o sujeito é “Um quarto dos pais brasileiros”.
  • Na opção b, considera-se a forma também na norma-padrão.
  • Na c, o termo “obrigatoriamente” anula a opção.
  • Na d, o verbo pode ficar no singular ou no plural.

Exercício nº 4

A técnica da jardinagem…é ideal para os que buscam por relaxamento…/ Existem…dezenas de motivos. O verbo deve estar sempre flexionado de acordo com o seu sujeito. Quando o sujeito é simples, o verbo concorda com ele em pessoa (1a, 2a, 3a) e número (singular ou plural).

Exercício nº 5

Sim. Se o sujeito é andaimes, no plural, o verbo deve ficar também no plural: Alugam-se andaimes. (Andaimes são alugados).

Exercício º Nº 6

Opção c, “Ainda faltavam…”.

Exercício nº 7

Opção b.

Comentários

  • Na opção a, sendo o sujeito “O Grupo Ornitorrinco”, o verbo deve ficar no singular, ou seja, ilustra.
  • Na opção c, sendo o sujeito “a classe social” , a flexão verbal correta é teve.
  • Na opção d, a concordância correta é A criançadaacabou de visitar…”.
  • Na opção e, “A família urbanaé vista…”.

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Deixe nos comentários! Todas as ideias são bem vindas.

Por enquanto é só. No próximo post vamos continuar estudando sobre concordância verbal. Aguarde!

Autora: Ana Paula Ramos

Deixe um comentário