Por que, por quê, porque ou porquê? O uso dos porquês também é uma dúvida para você? Para muitos, pode ter certeza. Mas com uma boa revisão, acredito que você não terá que se preocupar mais.
O intuito aqui não é explicar como se emprega analisando as classes gramaticais de cada um, mas algo mais prático e aplicável para não haver mais erros no emprego dos variantes dos porquês.
Porquê
A palavra porquê (tudo junto e com acento) é empregada como sinônimo de “motivo”, “razão”, “justificativa” e similares. E sim, é um substantivo e vem precedido de artigo ou outra palavra determinante.
Exemplos:
Não sei o porquê de tanta atenção com aqueles empresários.
Um porquê para tal atitude era esperado.
O porquê e suas variações confundem muitos leitores.
Os policiais interrogaram-nos com muitos porquês.
Na dúvida, basta fazer a substituição mentalmente:
Não sei o motivo de tanta atenção. → Não sei o porquê de tanta atenção.
Não sei a razão de ter saído sem avisar. → Não sei o porquê de ter saído sem avisar.
Um motivo para tal atitude era esperado. → Um porquê para tal atitude era esperado.
Porque
Porque (junto e sem acento) é usado como uma explicação , equivalente ao “pois”. Trata-se de uma conjunção.
Chegou atrasado porque perdeu o ônibus. (Chegou atrasado, pois perdeu o ônibus).
Foi aprovado em primeiro lugar porque estudou durante meses.
Deixou de fazer o curso porque o entediava.
Porque estava chateado, preferiu ficar em casa.
Por que
a) Por que (separado e sem acento) será empregado quando puder ser substituído por “pelo qual”. É um pronome relativo com preposição:
Eis a dificuldade por que passei. (Eis a dificuldade pela qual passei)
O curso por que me interesso é o de Medicina. (O curso pelo qual me interesso…)
b) No início de frases interrogativas ou quando, depois dele, puder ser acompanhado (mentalmente) pela palavra “razão“:
Por que (razão) os feriados são tão curtos?
Não entendo por que (razão) ele chega tarde em casa todos os dias.
Por quê
Por quê (separado e com acento) é empregado em finais de frases afirmativas e interrogativas.
Não me telefonou por quê?
Ninguém sabe como ele chegou ao aeroporto nem por quê.
Filho, não lavou a louça por quê?
Não fui aceito na empresa depois da entrevista por quê?
Vale a pena lembrar:
A palavra que, no final de frases, é sempre acentuada, já que é um monossílabo tônico.
Você tem fome de quê?
Você precisa de quê?
Sempre que possível, faça as substituições sugeridas para não errar. Procure sempre escrever tais palavras para uma melhor fixação de conteúdo. Exercitar a escrita sempre foi um excelente exercício.
Vamos praticar um pouco usando os porquês e outros temas já expostos aqui no Ramos do Saber.
EXERCÍCIOS
1) Complete as frases abaixo usando uma das variantes do porquê.
- a) Não entendo _________ tratam tão mal o planeta.
- b) Use o ________ quando necessário.
- c) Você poderia me dizer ________ saiu tarde? __________?
- d) Algumas pessoas progridem ______ não desistem.
- e) Você tem necessidade de ________?
- f) Eu sei __________ não fizeram essas obras antes.
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a) por que
b) porquê
c) por que/ Por quê
d) porque
e) quê
f) por que
2) Em relação ao emprego de MAU e MAL, leia com atenção as frases abaixo e marque a única opção em que a frase está correta.
a) Eu mal estudei para o exame.
b) Sempre foi uma criança mau educada.
c) O mal estudante prepara-se na véspera dos exames.
d) Estou me sentindo mau desde que comi a feijoada.
e) O mau nunca vence o bem!
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Letra a).
3) Em qual dos itens abaixo não há linguagem conotativa? Marque-o.
a) Fiz milhões de exercícios hoje.
b) Minhas filhas são as flores do meu jardim!
c) Os coelhos roeram os quatro pés da mesa.
d) Li Machado de Assis muitas vezes.
e) Os frentistas fizeram uma manifestação na rodovia.
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Letra e).
4) Assinale a(s) alternativa(s) em que a linguagem padrão foi desrespeitada.
a) O menino tinha trago o material incompleto.
b) Acordei cedo, mais não estou com sono.
c) A abertura das Olimpíadas de 2024 não emocionou muita gente.
d) Trás esse arquivo para mim?
e) Impacientes pela hora, os responsáveis pelo projeto resolveram cancelar o evento.
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Letras a), b) e d).
5) (ESPM- SP) Indique , entre as alternativas abaixo, a figura que aumenta ou diminui, exageradamente, a verdade das coisas.
a) metáfora
b) hipérbole
c) metonímia
d) silepse
e) anáfora
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Letra b).
6) (PUC-SP) Qual figura de linguagem existe em: “…vento ou ventania varrendo..”?
a) metonímia
b) aliteração
c) anacoluto
d) catacrese
e) hipérbole
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Letra b).
Espero que tenha ajudado a eliminar suas dúvidas sobre o assunto. Deixe seu comentário e obrigada por passar seu tempo conosco.
Referências
- TERRA, Ernani. Curso Prático de Gramática. São Paulo: Scipione, 2011.
- FERREIRA, Mauro. Aprender e praticar Gramática. São Paulo: FTD, 2014.
- MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2007.
Para revisar outros assuntos de nossa gramática, acesse os links abaixo:
- Concordância Verbal
- Concordância Nominal
- Emprego da crase
- Regência verbal
- Sintaxe de regência
- Uso da vírgula
- Uso dos porquês
- Vícios de linguagem
- Colocação Pronominal
- Tipos de Sujeito
- Predicado verbal
- Predicado nominal
Estas são algumas recomendações de gramáticas para o seu aprimoramento. Tais obras podem ser encontradas em livrarias ou mesmo na Amazon.
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Autor: Domingos Paschoal Cegalla