Sintaxe de regência: dicas e exemplos

A quarta edição da sintaxe de regência irá abordar os verbos preferir, simpatizar, pagar ( e perdoar), informar e suas acepções.

A sintaxe de regência é, portanto, o estudo dos verbos e como eles se comportam nas estruturas da língua.

Para conhecer a sintaxe de regência de outros verbos, acesse os links abaixo:

Neste bloco, vamos começar com o verbo que mais apresenta dificuldade entre os usuários: o  preferir.

1) Preferir

A sintaxe de regência do verbo  preferir é muito simples: preferir uma coisa a outra, nada além disso. Quem prefere, prefere uma coisa (objeto direto) a outra (objeto indireto). Veja:

Prefiro volei a futebol.

Ela sempre prefere doces a salgados.

Prefere estudar a brincar.

Na linguagem formal, o uso de expressões que intensificam a preferência não deve ser empregada, já que caracteriza uma redundância. Porém, na linguagem popular, é comum acrescentar termos como: mil vezes, mais …do que, muito mais…que. 

Prefiro muito mais praia do que cachoeira.

“Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.” (Raul Seixas)

Sintaxe de regência é o estudo dos verbos e como eles se comportam nas estruturas da língua.
Crédito da imagem: Foto de Vera Arsic (editada)

2) Simpatizar/ Antipatizar

A sintaxe de regência do verbo simpatizar ou antipatizar é bem simples: pede complemento com o uso de preposição com.

Eu simpatizo com aqueles que gostam de ler.

Antipatizo com pessoas que vivem penduradas no celular.

Obs. Na linguagem formal, não se usa esses verbos com pronomes:

 Não me simpatizo com você.

O chefe da seção não se simpatizou com o novo funcionário.


3) Pagar/ Perdoar:

Os verbos pagar e perdoar possuem a mesma sintaxe de regência. Ambos possuem objeto direto (o que será pago/perdoado) e objeto indireto (a pessoa/instituição a que se faz o pagamento) com o uso da preposição a.

Elas sempre pagam a dívida ao proprietário.

a dívida: objeto direto

ao proprietário: objeto indireto

Perdoou a ele o insulto.

a ele: objeto indireto

o insulto: objeto direto.

Não é obrigatório o uso de dois objetos, mas sempre a referência de coisa é um objeto direto; o objeto indireto é referente à pessoa/instituição:

Paguei a assinatura da Netflix.

Pago a mensalidade da escola todo mês.


4) Informar:

Informar é um verbo que não dá para errar, já que é possível duas construções. Veja:

Informei meu irmão da data da  prova. 

meu irmão: objeto direto

da data da prova: objeto indireto

Informei a data da prova ao meu irmão. 

a data da prova: objeto direto

ao meu irmão: objeto indireto

Assim, não há dificuldade, certo? Mas atente-se para construções com a preposição sobre ou outras similares:

Informei a diretora sobre a pauta de amanhã.

Em construções desse tipo, o que é introduzido pela preposição sobre é adjunto adverbial de assunto, e não objeto indireto.

Obs: A sintaxe de regência do verbo informar também é usada para os verbos: avisar, certificar, cientificar, notificar e prevenir.


Caso precise relembrar os primeiros posts de regência, basta clicar nos links a seguir. Talvez você precise recordar para responder aos exercícios a seguir que contemplarão outros verbos já vistos anteriormente; portanto, mais atenção!

  1. Regência dos verbos assistir, chegar e ir
  2. Regência dos verbos esquecer, lembrar e des(obedecer)
  3. Regência dos verbos necessitar, namorar e agradecer

Exercícios de Sintaxe de Regência

Exercícios de regência verbal.

Exercício 1)

Marque com um X as frases que apresentam erro quanto à sintaxe de regência, de acordo com a norma padrão da língua.

a) Nunca me simpatizei com aquele morador do 209.

b) Paguei o motorista tudo que eu devia.

c) Não se esqueça de dizer adeus!

d) “Lembro e esqueço como foi o dia.”

e) Namorei com Roberto durante 3 anos.

f) Vou no mercado somente depois das aulas do cursinho.

g) Prefiro estudar até mais tarde do que acordar mais cedo e colocar a vista nos livros.

h) A diretoria tem obrigação de informar as datas das provas.

i) “Lembre que um sonho não volta atrás.”

j) Agradeça quem lhe deu a chance de recomeçar.

k) Aquela senhora idosa que estava na calçada necessitava de muita ajuda.

l) Chegou na cidade a academia número 1 da Capital.

m) Onde você quer chegar com essa conversa fiada?

n) Prefiro mil vezes o certo pelo duvidoso!

o) Avisei a você a probabilidade de não ter passagens gratuitas.

p) Namoro é namoro. Casamento é outra coisa!

Exercício 2)

Retorne ao exercício anterior e corrija as frases para se tornarem apropriadas à norma culta.

Exercício 3)

A estrofe abaixo faz parte da letra da canção Chuva de prata cantada pela banda Roupa Nova. Leia.

[…]

Cola seu rosto no meu, vem dançar

Pinga seu nome no breu pra ficar

Enquanto se esquece de mim

Lembra da canção.

[…]

Se tivéssemos que alterar algum verso dessa estrofe para se adequar à norma padrão, referente à regência verbal, qual seria e por quê?

Exercício 4)

Ainda em relação à questão anterior, é certo afirmar que a letra apresenta erro gramatical? Argumente.

Exercício 5)

A questão abaixo foi extraída do Enem 2017. Vamos tentar responder?

Sítio Gerimum

Este é o meu lugar[…]

Meu Gerimum é com g

Você pode ter estranhado

Gerimum em abundância

qui era plantado

E com a letra g

Meu lugar foi registrado.

                                       (OLIVEIRA, H. D. Língua Portuguesa, n.88,fev. 2013 (fragmento)).

Nos versos de um menino de 12 anos, o emprego da palavra “Gerimum” grafada com a letra “g” tem por objetivo

a) valorizar usos informais caracterizadores da norma nacional.

b) confirmar o uso da norma-padrão em contexto da linguagem poética.

c) enfatizar um processo recorrente na transformação da língua portuguesa.

d) registrar a diversidade étnica e linguística presente no território brasileiro.

e) reafirmar discursivamente a forte relação do falante com seu lugar de origem.

Exercício 6)

A imagem abaixo contém alguns erros quanto à sintaxe da regência. Reescreva as frases de forma a adequarem-se à norma padrão da língua.

Créditos da imagem: Foto de RDNE Stock project (editada)

Exercício 7)

Ainda em relação à imagem acima, qual seria outro ajuste a se fazer, em relação à pontuação? 


E chegamos ao final de mais uma etapa. Consulte as respostas no gabarito para se certificar do quanto você aprendeu. Obrigada pela companhia e até a próxima! 


Gabarito

Resposta ao exercício 1)

  1. a, b, e, f, g, j, l, m e n.

Resposta ao exercício 2)

a) Nunca simpatizei com aquele morador do 209.

b) Paguei ao motorista tudo que eu devia.

e) Namorei Roberto durante 3 anos.

f) Vou ao mercado somente depois das aulas do cursinho.

g) Prefiro estudar até mais tarde a acordar mais cedo e colocar a vista nos livros.

j) Agradeça a quem lhe deu a chance de recomeçar.

l) Chegou à cidade a academia número 1 da Capital.

m) Aonde você quer chegar com essa conversa fiada?

n) Prefiro o certo ao duvidoso!

Resposta ao exercício 3)

Seria a quarta estrofe, já que o verbo lembrar (sem ser pronominal) não exige a preposição de. Assim, ficaria: Lembra a canção.

Resposta ao exercício 4)

A letra da música não apresenta erro algum, apenas está na linguagem informal. Vale aqui lembrar que , entre outras obras literárias, as letras musicais possuem licença poética, uso do coloquialismo e outras formas de melhor se comunicar para se atingir o efeito desejado.

Resposta ao exercício 5)

Letra E.

Resposta ao exercício 6)

Quando eu chegar ao cinema, vou pedir um saco enorme de pipoca.

Prefiro chocolate à pipoca para assistir aos desenhos.

Resposta ao exercício 7)

Após a palavra cinema, há o emprego de uma vírgula.

Espero que tenha se saído bem nas questões de sintaxe de regência.

Não se esqueça de deixar seus comentários e obrigada por passar esse tempo no Ramosdosaber! Bons estudos e até a próxima.

E se você quiser uma sugestão de gramática para apoiar seus estudos, deixo aqui a minha recomendação de leitura, Gramática comentada com interpretação de textos para concursos, de Adriana Figueiredo.

Sugestão de leitura e apoio ao estudo de regência verbal. Gramática comentada.

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