Antes de iniciar os exercícios sobre orações subordinadas adjetivas, sugiro que acesse o artigo publicado sobre o assunto, clicando no botão a seguir:
As orações subordinadas adjetivas são aquelas que expressam uma característica, já que possui função própria de um adjetivo.
Exercícios básicos sobre orações subordinadas adjetivas
1) Explique, classificando a oração em destaque, a diferença de sentido entre os enunciados.
a) Meu irmão que mora no Rio vem nos visitar no Natal.
b) Meu irmão, que mora no Rio, vem nos visitar no Natal.
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A primeira oração é uma subordinada adjetiva restritiva e informa que um dos irmãos do narrador virá visitá-los, aquele que mora no Rio. Subentende-se que existem outros irmãos, ou seja, houve uma restrição.
Já a segunda oração grifada é adjetiva explicativa. O narrador só tem um irmão e informa que mora no Rio.
2) “As duas únicas formas para se fabricar álcool que pode ser bebido são a destilação e a fermentação.”
Com relação ao texto acima, podemos afirmar que todo álcool pode ser bebido? Explique.
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R: Não, apenas o que pode ser bebido. Trata-se de uma restrição.
3) O exercício abaixo deixa claro a transformação de um adjetivo em uma oração de igual valor. Faça conforme o modelo:

a) A mulher batalhadora vence.
b) O homem preocupado sente-se inseguro.
c) O aluno persistente aprende.
d) A criança sorridente é feliz.
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a. A mulher que batalha vence.
b. O homem que se preocupa sente-se inseguro.
c. O aluno que persiste aprende.
d. A criança que sorri é feliz.
4) Explique a diferença de sentido entre os períodos abaixo e classifique as orações subordinadas.
- O homem, que tem seu preço, é fácil de corromper.
- O homem que tem seu preço é fácil de corromper.
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Em I, todo homem é fácil de corromper porque todos eles têm um preço; oração adjetiva explicativa. Em II, por ser uma restrição, somente tem preço o homem que é fácil de corromper; adjetiva restritiva.
Exercícios de exames sobre orações subordinadas adjetivas
1) (Fuvest – SP)
“O ar que respiro, este licor que bebo, pertencem ao meu modo de existir.”
É composto o sujeito do verbo pertencem.
a) Qual é esse sujeito composto?
b) Qual a classificação das orações que acompanham cada membro desse sujeito?
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a) O ar (que respiro), este licor (que bebo).
b) As orações “que respiro” e “que bebo” são subordinadas adjetivas restritivas.
2) (PUC) Observe o emprego da partícula que em:
- “…esperou que a água marejasse…”
- “…olhando as estrelas, que vinham nascendo.”
a. Indique, respectivamente, o valor morfológico da referida partícula em I e em II.
b. Que tipo de oração introduz em I?
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a) Em I, conjunção integrante; em II, pronome relativo.
b) Oração subordinada substantiva objetiva direta.
3) (FEI) Dadas as frases:
- Cortaram a árvore sob cuja copa os viajantes repousavam.
- Na verdade o tipo de música que mais gosto é samba.
- Os assuntos que eu desejaria ser esclarecido, parecem importantes.
- Minha tia, cujos conselhos ainda me lembro, mudou-se daqui.
- Essas foram as razões por que parti.
Verificamos que está (estão) correta(as):
a. apenas I e V.
b. apenas II e III.
c. apenas I, II e III.
d. apenas III e IV.
e. todas.
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Alternativa a (apenas I e V).
As demais corrigidas ficariam:
II. …de que mais gosto…;
III. …serem esclarecidos…;
IV. …de cujos conselhos… .
4. (PUCC) Assinale a alternativa em que há uso inadequado dos termos sublinhados:
a. Os congressistas sobre os quais recaem tantas acusações e dos quais tanto se suspeita não vieram se defender.
b. As notícias de que me valho estão no jornal em que você confia.
c. Logo transmitiremos as notícias das quais todos aguardavam e de que nos foram confiadas por um membro da oposição.
d. O programa a que eu estou assistindo é aquele de que você gosta.
e. A corrupção, com que ninguém se conforma mas que poucos denunciam, representa um risco para a democracia.
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Alternativa c.
Correção: “…as notícias as quais todos aguardavam e que nos foram confiadas…”.
5. (Fuvest – SP)
Modelo: Observou que a lenha verde agonizava.
Observou a agonia da lenha verde.
Seguindo o modelo acima, reescreva a seguinte frase:
“Ele se arrogava o direito de inventar leis que determinavam o comportamento do povo.”
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“Ele se arrogava o direito de inventar leis determinantes do comportamento do povo.”
6. (Cespe – UnB – Inca/2010)
Sua metodologia é simples – por meio de conversas frequentes com a família, o voluntário receita cuidados básicos para evitar que a criança morra por falta de conhecimento, como os hábitos de higiene, a administração do soro caseiro e a adoção da farinha de multimistura na alimentação, que se tornou uma solução simples e emblemática contra a desnutrição. Mas o seu segredo é um só: a persistência.
Julgue a assertiva a seguir de acordo com o texto acima:
O trecho “que se tornou uma solução simples e emblemática contra a desnutrição” está precedido por vírgula porque se trata de um trecho com função restritiva.
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Está incorreta. Como o trecho se refere a um substantivo (farinha) é uma oração adjetiva e, por vir iniciada por vírgula, é explicativa, e não restritiva.
7. (UFMA) A oração é adjetiva na opção:
a) Cão que late não morde.
b) Espere, que já estou cansado.
c) O pescador disse que voltaria logo.
d) É bom que saibas essas coisas.
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Opção a. As demais são, respectivamente: coordenada sindética explicativa, subordinada substantiva objetiva direta e subordinada substantiva subjetiva.
8. (UPM SP) Em “A beleza da pedra que ressalta e reluz é indiscutível”, tem-se, respectivamente:
a) oração subordinada adjetiva explicativa e oração coordenada sindética aditiva.
b) Oração subordinada adverbial explicativa, e oração coordenada assindética aditiva.
c) oração subordinada adjetiva restritiva e oração coordenada sindética aditiva.
d) oração subordinada adjetiva explicativa e oração coordenada sindética aditiva.
e) oração subordinada adverbial restritiva e oração coordenada sindética aditiva.
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Opção C.
9. (UFPA) A oração assinalada tem valor de adjetivo em:
a) Não sei por que há de a gente desenhar objetivamente as coisas.
b) Para isso, já existe a fotografia, com a qual jamais poderemos competir.
c) Se tivesse o dom da pintura, eu seria um pintor lírico.
d) E se me dispusesse a pintar Eurídice, talvez viesse a surgir na tela um hastil, o arco tendido da lua…
e) É tudo isso e outras coisas que só os anjos e os demônios saberão.
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R: Opção e.
10. (Ueba) “Meu pai, que havia arrancado três dentes, não pôde viajar naquele dia.”
A oração destacada classifica-se como:
a) adverbial temporal;
b) substantiva predicativa;
c) adjetiva restritiva;
d) substantiva apositiva;
e) adjetiva explicativa.
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R: Opção e.
11. (Unirio – RJ) Assinale o item em que há uma oração, quanto à classificação, idêntica à segunda do período “Pernoitamos depois junto a um açude lamacento, onde patos nadavam”.
a) As virilhas suadas ardiam-me, o chouto do animal sacolejava-me (…)
b) De onde vinham as figuras desconhecidas para encontrar-nos?
c) Fiz o resto da viagem com um moço alegre, que tentou explicar-me as chaminés dos banguês…
d) Os mais graúdos percebiam que a viagem era alegre.
e) Surgiam regatos, cresceram tanto que se transformaram em rios…
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R: Opção c.
12. (Faap – SP) “Não compreendíamos a razão por que o ladrão não montava a cavalo”. A oração em destaque é:
a) subordinada adjetiva restritiva.
b) subordinada adjetiva explicativa
c) Subordinada adverbial causal
d) substantiva objetiva indireta.
e) substantiva completiva nominal.
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R: Opção a.
13. (PUCCamp SP) Assinale o período em que há uma oração adjetiva restritiva.
a) A casa onde estou é ótima.
b) Brasília, que é capital do Brasil, é linda.
c) Penso que você é de bom coração.
d) Vê-se que você é de bom coração.
e) Nada obsta a que você se empregue.
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R: Opção a.
Os exercícios sobre orações subordinadas adjetivas ainda voltarão, nos próximos artigos, em que trabalharemos com outros tipos de orações subordinadas. Aguardem!
Esperamos ter ajudado você a entender melhor sobre o assunto.
Autora:
Ana Paula Ramos
ProfessoraA autora é licenciada em Letras pela Faculdade Niteroiense de Educação, Letras e Turismo (RJ) e pós-graduada em Língua Portuguesa pela mesma faculdade. Ministrou, durante 27 anos, aulas de Gramática e Redação nos ensinos fundamental e médio em Brasília-DF.
Referências bibliográficas:
1. MOURA, Faraco &. Língua e Literatura. São Paulo: Ática, 1996.
2. Figueiredo, Adriana. Gramática comentada com interpretação de texto para concurso. São Paulo: Saraiva, 2015.
3. Terra, Ernani. Curso Prático de Gramática. São Paulo: Scipione, 2011.
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