Mas ou mais?

Mas ou mais? Essa é uma pergunta que traz muita incerteza na hora de escrever nossos textos. Se a ideia é de quantidade ou intensidade, usa-se uma; se for de oposição, usa-se outra.

Veja:

A resposta é não. Na frase acima, qual  ideia que a palavra passa? Vamos ver, então, quando usar o mas ou o mais.

Uso do mais

A palavra mais pode ter vários sentidos, dependendo do contexto em que está inserida.

Alguns gramáticos classificam-na em pronome substantivo, indefinido ou advérbio (de intensidade ou de tempo).

De qualquer forma, o mas, na imagem acima, está incorreto. O certo é: “Não sei mais o que fazer”, passando a ideia de tempo.

Outro exemplos: 

Mais livros estarão expostos na feira cultural deste ano. (pronome indefinido – sentido de maior quantidade)

O mais é uma palavra com vários sentidos. (palavra substantivada precedida de determinante)

“O importante é a saúde, o mais é secundário.” (pronome substantivo com a ideia de “as outras coisas”).


Em “As crianças se divertem mais que os adultos”, mais é advérbio de intensidade (contrário de menos).

Uso do mas

A palavra mas é uma conjunção coordenativa (presente nas orações coordenadas no período composto). Ela é bem mais fácil de se lembrar porque, em momento algum, dá ideia de quantidade ou intensidade. 

Exemplos

“- Eu ia dizer que você me faz ‘muita falta’, mas você entendeu ‘Você está em falta’”…  (Lya Luft. Pensar é transgredir)

O desmatamento cresce a cada ano, mas a humanidade não se conscientiza das consequências.

Como a palavra mas é uma conjunção, há outras que têm o mesmo sentido de oposição, de adversatividade ou de contradição. Assim, a conjunção mas tem o mesmo sentido que porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto

Exemplos:

Nunca vi situação mais estranha, porém nada irá mudar minha opinião.(porém=mas)

As crianças perderam o ônibus da escola, contudo conseguiram chegar a tempo de fazer as provas. (contudo=mas)

Obs: Não confunda mas com más. A conjunção mas não tem acento. Más (com acento) é um adjetivo, sinônimo de malvada, assunto visto no artigo “Mal ou Mau?”


EXERCÍCIOS


Considere os dois primeiros exercícios abaixo como uma prática de interpretação.

1) (Fuvest – SP) Considerando-se a relação lógica existente entre os dois segmentos dos provérbios abaixo, a lacuna não poderá ser corretamente preenchida pela conjunção mas apenas em:

a) Morre  homem, …. fica a fama.

b) Reino com novo rei, … povo com nova lei.

c) Por fora bela viola, … por dentro pão bolorento.

d) Amigos, amigos! … negócios à parte.

e) A palavra é de prata, … o silêncio é de ouro.

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Letra b).

2) (FGV – SP) No período: “Demorará, mas não importa o quanto demore para termos um final feliz”,”mas” e “para” estabelecem relações de sentido que indicam, respectivamente:

a)Conclusão, explicação.

b)Explicação, consequência.

c)Oposição, finalidade.

d)Causa, consequência.

e)Causa, explicação.

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Letra c).

3) Assinale a alternativa abaixo que apresenta erro em relação à norma padrão da língua.

a) Estou mal orientado para fazer a pesquisa, mas ainda posso melhorar meu texto. 

b)  Quanto mais eu falo, mais eu me canso.     

c) Não sei mas o que fazer com esse menino.

d) Leio mais literatura brasileira que portuguesa.

e) Afinal, o que mais você quer de mim?

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Letra c).

4) Preencha as lacunas abaixo com “mas” ou “mais”.  

a) Quem … virá para o ensaio?

b) A chuva está forte, … não causará danos.  

c) Cada vez … a taxa de natalidade cai no país.

d) Há verdades que pesam … que outras.     

e) Eles estudam horas a fio, … não aprendem.

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a) mais

b) mas

c) mais

d) mais

e) mas

5) Assinale a única alternativa em que o espaço vazio deve ser preenchido pela conjunção mas.

a) A saúde é … importante que a educação?

b) … tarde eu passo na sua casa.

c) Não me notavam, …eu as via de longe.

d) Quem …  não veio à reunião?

e) Coloque o quadro … para a direita.

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Letra c).

6) Em quais das alternativas abaixo, a palavra em destaque pode ser substituída, sem prejuízo semântico e gramatical, pela palavra mas? Marque-as.

a) Não vou mais estudar inglês.

b) Caso acorde tarde, não me chame para levar você à escola.

c) Peça transferência se quiser, porém avise ao diretor.

d) Nunca saiu da sua cidade, contudo podia descrever outros lugares com precisão.

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Letras c) e d).

7) Assinale a alternativa em que a palavra mais tem caráter substantivo.

a) “Nesse tempo eu não pensava mais nela, pensava em ganhar dinheiro.” (Graciliano Ramos)

b) Ela sempre tinha um mais para complementar seus pedidos.

c) “…Eu já não cria que existisse mais…” (Vinicius de Moraes)

d) Leia para saber mais!

e) Crianças que ficam mais tempo diante da tv têm desempenho ruim na escola?

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Letra b).


Inegavelmente, o uso do mas ou mais confunde muita gente, mas espero que o artigo tenha ajudado você a sanar suas dúvidas. Deixe seu comentário e obrigada por passar seu tempo conosco. Até a próxima.


Referências

  1. DE NICOLA, José; TERRA, Ernani. 1001 dúvidas de Português. São Paulo: Saraiva, 1999. 
  2. CEGALLA, Domingos. Dicionário de dificuldades da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. 
  3. TERRA, Ernani. Curso Prático de Gramática. São Paulo: Scipione, 2011. 

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Gramática básica

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